Catedral da Sé
Considerado um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a Catedral é o templo principal da paróquia Nossa Senhora da Assunção, sendo administrada pela Arquidiocese de São Paulo. Possui capacidade para cerca de oito mil pessoas. Sua arquitetura lindíssima de estilo gótico, possui cinco naves e um carrilhão de 92 sinos.
Em 1591, o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde a primeira igreja seria erguida toda feita de taipa de pilão. Contudo, foi elevada à Catedral.
Em 1954, o projeto do mestre em arquitetura Maximilian emil Hehl, foi concluído a tempo, para a comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo.
O edifícil possui 111 metros de comprimento e 46 de largura.
A linha imaginária, Trópico de Capricórnio passa no local onde está instalado o templo.
A Catedral em seu interior possui diversas obras de arte sacra, magníficos vitrais e mosaicos. Seu orgão tem cinco teclados e 12 mil tubos, sendo o maior da América do Sul. Sua potência é tão forte que antes das obras de reestrutura do templo, o uso do instrumento era restrito. Temiam que a estrutura fosse abalada.
A Praça da Sé foi o ponto escolhido para receber a imagem do apóstolo Paulo de Tarso que dá o nome da nossa cidade. A cerimônia de entrega aconteceu dia 28/06/2009 pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.
O monumento é todo em bronze e fica em frente à Catedral. Foi um presente da igreja Católica, em comemoração aos dois mil anos de nascimento do santo.
A inauguração aconteceu depois da missa do Ano Paulino, uma comemoração lançada pelo Papa Bento XVI em 2008, para celebrar o nascimento do Apóstolo, considerado o primeiro grande missionário da fé cristã.
Foi criada pelo escultor paulista Murilo Sá Toledo, possui 3,5 metros de altura e representa a figura do Apóstolo perplexo diante da Palavra de Deus.

Paulo de Tarso era um homem de pequena estatura, parcialmente calvo, pernas arqueadas, de compleição robusta , olhos próximos um do outro e nariz um tanto curvo, segundo o livro Atos dos Apóstolos.
Dizia-se judeu, natural de Tarso, cidade da Cicília. ( At 21;39)
Antes de sua conversão, era conhecido como Saulo de Tarso e se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesusem jerusalém. Sua conversão ocorreu durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, onde tinha como missão prender os fiéis que estivessem por lá. Durante a viagem, teve a visão de Jesus todo envolto a uma forte luz, capaz de cegá-lo por três dias.
Juntamente com Simão Pedro e Tiago, ele foi dos mais importantes líderes para o nascimento do Cristianismo.
A conversão de Paulo, mudou em tudo a sua vida e as crenças religiosas da época.
A principal fonte história do Apóstolo, conta no livro bíblico Atos dos Apóstolos.
Fontes de pesquisa:
0 comentários:
Postar um comentário