Pátio do Colégio
Chamado de sítio Arqueológico, foi o local onde foi levantada a primeira construção da cidade. O padre Manuel da Nóbrega junto com o noviço José de Anchieta e outros jesuítas construíram um núcleo para a catequização dos indígenas do Palanalto, a pedido de Portugal e da Companhia de Jesus.
O local ficava entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú. E em 25 de janeiro de 1554, foi realizada a missa que oficializou o nascimento do colégio, que era coberto de folhas de palmeira, com cerca de noventa metros quadrados.
O Pátio foi sede do governo paulista entre 1765 e 1912, onde após a apropriação pelo Estado passou a ser o Palácio dos Governadores, depois da expulsão dos jesuítas de terras portuguesas, determinada pelo Marquês de Pombal, em 1759.
Hoje funciona o museu Anchieta, mas ainda pertence à Companhia de Jesus.
Na Instituição, são oferecidos cursos de temática religiosa, tem programação de concertos com orquestras e corais. Além das exposições artísticas sacras, mapas e maquetes que contam toda a história do Pátio.
Na biblioteca você encontra livros que contam a história do Brasil e da Companhia de Jesus.
Programação:
Missas: De terça a sexta às 12 horas. Aos domingos às 10 horas.
Projeto Vem Pro Pátio No Domingo: história, lazer e cultura. Com uma série de atividades culturais gratuitas, realizadas em todos os terceiros domingos do mês.
Informações: (11) 3105-6899
Biblioteca: biblioteca@pateocollegio.com.br
Projeto OCA: oca@pateocollegio.com.br
Casamentos: eventos@pateocollegio.com.br
0 comentários:
Postar um comentário